Blogger

Segundo a Sociedade || Ser Blogger é uma Profissão

Olá Nossos Devanienses!

Sociedade

Realizado no Canva
Ser blogger
é um trabalho 
que muitos desconsideram. Há quem chegue ao limite de
dizer que ser blogger é para quem não tem nada para fazer. Pior, há pessoas que
se dizem jovens que afirmam isto. Sim, dizem-se jovens, mas só o são de
idade. 
Na
realidade, é uma profissão, mas por ser recente, não dão valor. E
porque, por vezes não dá dinheiro. Tal como ser estudante, é uma profissão e
ainda há quem negue esse facto. Em ambas as profissões, não há questões
de opiniões, pois são factos.
 Hoje em dia, ainda há quem não distinga
facto de opinião. Vou dar um exemplo, a Terra é redonda, independentemente da
opinião de alguém que diga que é plana. Ela vai continuar redonda. Por esse
aspecto, torna a situação um facto. Por outras palavras, segundo o site 
Junior “Facto: acontecimento
ou informação que pode ser verificada. 
Opinião: modo pessoal
de ver as coisas; forma de pensar pessoal.”.
Segundo Raquel “Ser blogger,
actualmente é uma profissão, um trabalho como outro qualquer. No entanto, como
se trata de um fenómeno relativamente recente, não existem regras de ética
definidas para o exercício da mesma. Cada 
blogger acaba
por se reger pelos seus próprios princípios quando escreve. E claro, nada
garante que esta ou aquela forma é a melhor maneira para se proceder. ” .
Se em vezes de dizer que não é um profissão, dissessem
que é um trabalho duro que tem toda a gente quer fazer, é diferente e mais
correcto.
Questionei alguns colegas de profissão o que diriam quando lhe dizem que ser blogger não é uma profissão. Comecemos pela Maggy “Eu acho que as pessoas não percebem quanto tempo gastamos a escrever posts, escolher fotografias… E muitas vezes pensam que ser blogger é espectacular, porque se ganha umas coisas sem se fazer nada, quando nem toda a gente tem parcerias. Eu não tenho, por exemplo. Ora, é normal que desvalorizem os bloggers por causa dessa visão distorcida. Eu muitas vezes limito-me a explicatr tudo o que faço no blog e que, sendo estudante, não é nada fácil ter tempo para fazer tudo, mas se se gostar do que se faz e não o fizermos apenas para ganhar dinheiro, tudo se torna menos penoso.” A Maggy falou dum assunto muito interessante e importante que são as parcerias. As parcerias não são nada mais nada menos do que algo bilateral. O exemplo dos produtos recebidos para experimentar é uma divulgação, publicidade. 
Como afirma Gabriela Braga “Digo: Mas dá trabalho, viu? É algo novo, com o tempo eles aprender que é uma profissão.”.
Vitória Aurora “Eu digo é uma profissão difícil e é difícil você ficar nela depois que cria é que vê que é difícil, porque olhando parece ser fácil.”. Há quem se ria quando algum blogger diz que não tem tempo para sair ao fim-de-semana. Mesmo com a ajuda da Francisca, um post demora a ser feito entre 6 a 8 horas. Não cai do céu.
Lariz Santana ” Explico que muita gente faz disso uma profissão, que recebe, e ganha muito dinheiro com isso. Assim como muita gente não tem para ser um trabalho, mas sim por divertimento, passar tempo ou qualquer outro motivo que não seja ter isso como profissão. Muita gente, não entende ainda comoessas coisas funcionam e não custa nada explicar. Agora, se a pessoa não quer entender e ficar naquela de “você não chega a lado nenhum com isso.” eu mando ela cuidar da vida dela.”. Aqui há um ponto muito importa como o blogger lida com o trabalho: profissão ou hobby. Porém, também há fotografos que são profissionais e outros que são por hobby, mas ninguém nega que é uma profissão. Porquê que fazem isso com os bloggers? Esta parte faz-me lembrar “Tóxico” de Mussoumano:
mas não é a verdade, mano, o que eles querem…
é tentar impedir que os fatos se revelem
que as mentes se rebelem
que você possar ir além
pra buscar algo que te faça bem
Gabriel Lucas mostra a sua visão “Por mais que posso parecer brincadeira (o que muita gente pensa), ser influenciador digital (já representando todos) é uma profissão assim como todas as outras, demanda tempo, dedicação e esforço. Não é para todos, somente pessoa que batalha todo dia e leva a sério esse trabalho, consegue se manter com o mesmo. Não é porque eu recebo coisas das marcas (na maioria de graça), que eu tenho acesso a eventos e tudo mais, que isso deixa de ser um trabalho. Não é porque eu fico o tempo todo na frente de um computador interagindo com milhares de pessoas, escrevendo, editando vídeos e postagens, que o que eu faço deixa de ser trabalho. Se eu estou pagando as minhas contas, comprando as minhas coisas e me virando sozinho sem precisar de ficar pegando dinheiro emprestado de ninguém e muito menos depender dos meus pais, então sim, isso é trabalho! A tecnologia inova, o mundo muda, você muda, então todos temos que aceitar que da mesma forma que essas mudanças vem acontecendo, novas formas de trabalho vem surgindo.”.
Deivy disse-nos que ” pode não ser visto como profissão, mas é considerada pela pessoas que passam até sete horas seguidas em frente do monitor gerando conteúdo de qualidade e original, trabalhando técnicas para que apareça nas primeiras posições do Google, tentando tomar os seus acessos em seguidores e em busca de patorcinadores para que possa sustentar o blog para ele mesmo e tentarmos ter uma renda extra a partir de todo o esforço que temos para chegar aonde estamos e podermos ser recompensados por tudo o que fizemos, estamos fazendo e pelo ainda iremos fazer.”.
Bianca Alves vai mais além “eu ignoro, tenho paciência com gente tosca não. Sério. Ainda mais quem vem dar pitaco na sua vida sem você pedir.”. É assim mesmo! 
Como nos fala o livro mais badalado na nossa profissão Ser blogger de Carolina Afonso e Carolina Alvarez (É o meu mês de aniversário, estou disposta a receber) ” Ser blogger é um instinto. Qualquer um pode ser blogger, mas nem todos devem fazê-lo. Ser blogger é para quem sente que, com o seu blog, vai mudar a vida de alguém ou a sua própria vida. (…) o blog é algo que trás consigo uma vertente emocional e pessoal, pois é um formato onde pessoas reais falam para pessoas reais. (…) criar um blog, para uns, é um projecto de vida, enquanto para outros é um hobby, mas independentemente da motivação que levam cada um a tomar a decisão de criar um blog, o importante é que o faça com profissionalismo e responsabilidade para não falhar nas expectativas que o candidato a blogger saiba que existe um caminho a percorrer e que o seu sucesso irá depender sempre de si mesmo.”. 
Podem comprar o livro ao melhor preço!
Beijinhos
2 comentários em “Segundo a Sociedade || Ser Blogger é uma Profissão

Deixe um comentário

